Notícias
Fique informados sobre os assuntos relevantes para sua empresa.
O prazo de entrega da declaração de IR 2022 começou dia 07 de março e os contribuintes terão até às 23h59 do dia 29 de abril para prestar contas ao Leão. Porem, muitos contribuintes costumam entregar a declaração na “ultima hora”. Uma das vantagens de declarar com antecedência é a possibilidade de pagar em uma […]
O prazo de entrega da declaração de IR 2022 começou dia 07 de março e os contribuintes terão até às 23h59 do dia 29 de abril para prestar contas ao Leão.
Porem, muitos contribuintes costumam entregar a declaração na “ultima hora”.
Uma das vantagens de declarar com antecedência é a possibilidade de pagar em uma única parcela, com desconto, ou parcelar. Quem tem imposto a pagar e não entrega a declaração fica sujeito a duas multas: uma pelo atraso da entrega e outra pelo atraso no pagamento do imposto.
Já para quem tem saldo de imposto a restituir (vai receber dinheiro de volta do leão), declarar mais cedo pode significar receber a restituição mais cedo. Para entrar nos primeiros lotes, a Receita Federal utiliza algumas prioridades, sendo uma delas a ordem de entrega da declaração, se atentando para que não haja erros ou inconsistências nos dados.
Neste ano, as restituições serão novamente pagas em cinco lotes mensais, de março a setembro, sendo o primeiro deles quase integralmente destinado às prioridades definidas por Lei: idosos (com prioridade para os maiores de 80 anos), pessoas com deficiência e doenças graves e professores.
Se você não se enquadrar em nenhum desses grupos, mas correr para entregar sua declaração de IR logo nas primeiras semanas de março, é provável que já receba sua restituição em junho, portanto.
A Receita Federal já divulgou o calendário com as datas das restituições de imposto de renda 2022. Confira as datas:
1º lote: 31 de maio de 2022;
2º lote: 30 de junho de 2022;
3º lote: 29 de julho de 2022;
4º lote: 31 de agosto de 2022;
5º lote: 30 de setembro de 2022.
Saiba mais sobre esta e outras notícias, clicando no link em nossa bio @wesouzaassessoria
Fonte: Contábeis
Para conseguir sua restituição no Imposto de Renda 2022 primeiramente é preciso reunir toda documentação necessária para comprovar o...
Atualmente são isentos do IR os lucros e dividendos distribuídos por empresas ou bancos, inclusive, quando se convertem em...