Notícias

Fique informados sobre os assuntos relevantes para sua empresa.

Banner

Blog / Notícias

Importância do fluxo de caixa: evite erros e aumente o lucro – Parte 1/2

O empresário que utiliza o fluxo de caixa consegue ter controle sobre o atual cenário da empresa, além de também obter uma previsão da movimentação de recursos no futuro. Este fator promove ao gestor a oportunidade de conferir a existência de algum excedente ou a falta de caixa, antes mesmo que tal situação se concretize. […]

Importância do fluxo de caixa: evite erros e aumente o lucro – Parte 1/2
Worley Souza abril , 2022
Categoria Negócios
Compartilhe
Post anterior: Câmara defende regulamentação do teletrabalho
Próximo post: Veja as Vantagens de Declarar Cedo

O empresário que utiliza o fluxo de caixa consegue ter controle sobre o atual cenário da empresa, além de também obter uma previsão da movimentação de recursos no futuro.

Este fator promove ao gestor a oportunidade de conferir a existência de algum excedente ou a falta de caixa, antes mesmo que tal situação se concretize.

Previsões como essas são fundamentais no auxílio da gestão e planejamento de ações voltadas ao direcionamento de recursos, bem como a elaboração de medidas que visam o aumento da entrada de dinheiro.

Entretanto, mesmo as empresas já consolidadas, é possível haver erros que podem comprometer a eficiência.

Inconsistências no fluxo de caixa são problemas frequentes, mas que nem sempre representam um problema de grandes proporções.

No entanto, ao ser identificado é imprescindível a correção dos erros para evitar que se repitam no futuro.

Principais erros no fluxo de caixa

Conforme mencionado, erros de gestão são bastante comuns.

Contudo, em hipótese alguma eles devem se tornar a norma no mercado.

Isso porque, inexperiência e falta de conhecimento sobre a gestão financeira são fatores responsáveis pelo surgimento deste obstáculo.

Por essa razão, é essencial saber utilizar o fluxo de caixa em benefício próprio.

1 – Não saber interpretar as informações

A falta de um conhecimento técnico sobre as informações financeiras tornou-se um dos maiores desafios para a gestão de um negócio, que inclusive, é um dos maiores motivos de fechamento de empresas durante os primeiros anos de atuação.

A falta de conhecimento também promove a tomada de decisões que não condizem com a realidade da empresa, as quais podem interferir nos resultados a longo prazo.

Mediante este ponto de vista, nota-se que um dos erros mais comuns se relaciona às vendas a prazo.

Diversos gestores tratam a estimativa de entrada já como uma garantia, se esquecendo da possibilidade de os clientes ficarem inadimplentes, o que resulta na perda de capital de giro que, por vezes, é notada somente no último momento.

2 – Prática de uma política de crédito flexível

Entende-se que não é possível fazer negócios sem oferecer a possibilidade de parcelar as compras, porém, é preciso entender como esse modelo afeta a periodicidade da entrada de recursos.

Se o empresário permite que os clientes parcelem as compras em até 90 dias, isso fortalece o relacionamento.

Por outro lado, a exigência do pagamento à vista pode gerar um desequilíbrio na situação.

Este fator pode ser readequado através de uma avaliação de crédito, na qual, se o cliente tiver um bom histórico de pagamento, será possível oferecer alternativas mais flexíveis.

Além do que, é fundamental tentar adequar o prazo de recebimento das faturas para, pelo menos, dez dias antes da data de vencimento das contas, assegurando que o caixa da empresa fique com saldo positivo e consiga arcar com o pagamento de todas as despesas.

Fonte: Jornal Contábil

Conheça mais sobre o que fazemos...